Voltar para novidades 17/jul/2017

Saiba a diferença entre as formas de venda no cartão

Estamos começando uma nova fase na Patrizi Tecnologia e vamos a partir de agora começar a compartilhar com vocês conteúdos que identificamos no dia a dia com clientes e novos empresários que querer começar um novo negócio.

Neste primeiro Post vamos falar das diferentes formas de meios de pagamento e explicar um pouco cada uma delas, assim fica mais fácil verificar qual a mais ideal para sua empresa. Segundo levantamento do Banco Central em 2013 os brasileiros utilizaram como forma de pagamento, o cartão de débito (21%); o dinheiro (32%); o cartão de crédito (37%) e o cheque (3%). O cheque já é utilizado a muitos anos porem cada vez mais está sendo deixada de lado devido ao auto risco de inadimplência, assim as empresas optam muitas vezes pelo boleto como uma forma de recebimento, mas que também tem risco. Em 2015 segundo a revista Valor Econômico tivemos um recorde de cheques devolvidos, sendo que em todo país foram devolvidos 15,1 milhões de cheques um recorde ruim, lógico.

Mas vamos ao que interessa, qual a diferença entre débito, crédito à vista e parcelado? Independente se você trabalha com leitores, POS, TEF e e-commerce a forma de cobrança das taxas funcionará da seguinte forma:

  • Débito: Nessa modalidade de venda no momento da transação é consultado na conta do cliente se ele tem saldo disponível para pagamento, caso tenha o valor é debitado no ato da conta. A empresa recebe o valor líquido no dia útil posterior a transação. Vendeu segunda na terça está na conta.
  • Crédito à vista: No crédito é um pouco diferente, na hora da venda é consultado se o cliente possui limite para compra e assim caso tenha limite a transação é aceita. Aqui muda um pouco pois neste tipo de venda o cliente paga o valor no dia do vencimento de sua fatura e a empresa recebe o valor liquido 30 dias após a venda. “Mas e a antecipação???” Calma que vamos tratar disso já já.
  • Crédito Parcelado:  neste caso é parecido com crédito à vista, porem o pagamento pelo cliente e recebimento pela empresa vão depender do número de parcelas. Exemplo: Se você venda para um cliente em 3x ele vai pagar no dia do vencimento as parcelas da compra e a empresa recebe em 3x (30/60/90 dias) o valor líquido. Assim o recebimento também depende da quantidade de parcelas feitas na venda. E como na venda a crédito é possível fazer a antecipação.
  • Antecipação de vendas: A antecipação é uma forma de receber as vendas de crédito à vista e parcelado sem a necessidade de aguardar os prazos de recebimento (30/60/90…) pois o valor é depositado de uma vez na conta. É possível fazer de maneiras automática ou eventual, mas isso iremos discutir em um próximo post.

Espero ter ajudado a todos atuais e futuros empresários e participem caso tenham dúvidas ou críticas ao material.