Voltar para novidades 05/maio/2023

Por que você deve oferecer Wi-Fi a seus consumidores na loja física

Em meio a era da digitalização, IoT, 5G, cidades inteligentes, um item básico pode ser um dos principais chamarizes aos consumidores nos estabelecimentos comerciais: a oferta de uma rede Wi-Fi. De acordo com a Shopify, 62% das lojas reportaram que seus clientes permanecem por mais tempo na loja depois que elas passaram a oferecer conexão gratuita.

Pode parecer simples, mas são estratégias como esta que contribuem para um relacionamento consistente com os consumidores na era da omnicanalidade, onde a interação acontece em mais de um canal durante a sua jornada de compra. O “passar mais tempo na loja” por causa do acesso à internet pode significar uma comodidade a mais, como a oportunidade de responder um e-mail ou fazer uma ligação, mas também pode significar postagens nas redes sociais com a loja de cenário – ou sobre a loja, melhor ainda.

Além disso, a loja física vem ganhando um papel importante nessa jornada tornando-se um ambiente focado em experiência e atuando como um ponto de relacionamento para humanizar o atendimento entre empresa e cliente. Por enquanto, somente nas lojas físicas é possível promover atividades sensoriais e contato pessoal com o cliente, promovendo um excelente atendimento. Mas a oferta de um facilitador entre o mundo físico e o digital é, como comentamos, um dos grandes diferenciais nos quais vale a pena investir.

Wi-Fi inteligente

O Wi-Fi pode ser um potencializador da omnicanalidade para lojas que estão no e-commerce, em redes sociais ou apps. Por exemplo, há lojas que oferecem descontos no e-commerce – mas, se você estiver no estabelecimento, pode fazer a compra na mesma hora pela loja online com desconto e já levar o produto. Ou, ainda, pode encomendar uma peça que estiver fora de estoque para retirar em loja depois. Algumas redes de cinemas dão a opção de você comprar pipoca pelo app pouco antes de o filme começar e apenas pegar o produto no balcão, reduzindo as filas. Nos restaurantes com cardápios por QR Code, nada mais esperado que o consumidor tenha acesso ao Wi-Fi para escolher o menu ou até adiantar o pedido.

Você também pode usar o Wi-Fi inteligente para captar dados e entender melhor o consumidor que frequenta sua loja. Dessa forma, é possível criar conteúdo personalizado e estratégias para otimizar a jornada de compra desse cliente. Sabendo, por exemplo, com que frequência ele vai a sua loja, o que mais costuma comprar e assim customizar o atendimento, oferecendo até cupons e descontos por meio do celular e usar e abusar da sua criatividade para tornar a loja um ambiente cada vez mais experimental e interativo.

Você pode ler esse conteúdo no blog da bin.