Voltar para novidades 05/set/2018

Inadimplência no varejo: como solucionar?

Crise econômica, desemprego, dificuldades familiares, entre outros problemas, podem afetar a capacidade de pagamento dos consumidores. Por outro lado, o empresário também tem que receber pelos produtos vendidos, pois é com o dinheiro arrecadado com as vendas que o comércio sobrevive.
Então vem a pergunta: como solucionar essa equação? Pode ser que não haja uma solução definitiva, porém, algumas ações podem ser tomadas para que você reduza a inadimplência dos seus consumidores e consiga aquele fôlego para continuar investindo nos negócios. Confira!
Entenda o cenário econômico atual
Compreender como a economia brasileira está se comportando em determinado momento é essencial para encontrar maneiras de reduzir a inadimplência no varejo. Para você ter uma ideia, em março de 2018 mais de 61 milhões de brasileiros se encontravam inadimplentes, o que representa 40,5% da população adulta.
Este cenário serve de parâmetro para pensar em estratégias de precificação mais competitivas e também em formas de pagamento mais seguras para o comerciante, como o parcelamento em cartão de crédito.
Crie um score interno
Uma vez que o comprador retira o produto da loja, pague ele ou não as parcelas, você não pode confiscar o bem. Por isso, antes de conceder crédito a um consumidor para a compra de um produto, é necessário avaliar a capacidade de pagamento dessa pessoa, a fim de evitar que seu comércio saia prejudicado com a alta inadimplência no varejo.
Diante disso, é fundamental criar um sistema de pontuação (score) a fim de classificar o risco de inadimplência que cada consumidor oferece ao seu negócio. Essa classificação indica a reputação do consumidor como bom pagador.
Defina réguas de cobrança
Réguas de cobrança são fluxos de e-mails e outras comunicações que visam informar o consumidor sobre a dívida e convencê-lo a quitá-las. Com ferramentas de automação de e-mails, é possível acelerar o processo e reduzir os custos com call center e ligações.
A dica aqui é não ter apenas um fluxo de e-mails, afinal, o diálogo com quem atrasou um pagamento por 60 dias é muito diferente da conversa com quem está inadimplente há 180 dias.
Avalie as situações mais recorrentes que o seu comércio tem e crie fluxos personalizados.
Automatize os processos
Com o grande volume de transações diárias, é fundamental que todo comércio varejista tenha soluções que automatizem os processos e facilitem o controle de recebíveis, assim como as cobranças.
Você pode automatizar as vendas com cartões de crédito e débito, por exemplo, e consolidar todos os dados estratégicos para o seu negócio em softwares de conciliação de cartões, como o Concil Card.
Por meio de dashboards de controle fáceis de compreender e customizar, você tem, em tempo real, informações como valores recebidos e a receber, divergências de valores, taxas cobradas pelos adquirentes, cancelamentos e chargebacks, entre outras.
Humanize o atendimento
Não esqueça que ao lidar com a gestão da inadimplência no varejo, você está lidando com pessoas em dificuldade. Ter isso em mente na hora de contatar seus clientes para realizar uma cobrança é fundamental.
Tentar colocar-se no lugar do outro e encontrar soluções que sejam boas para ambos lados deve ser o seu objetivo.
Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o blog da Patrizi Tecnologia e aprenda muito mais!