Voltar para novidades 31/out/2019

Guerra das maquininhas de cartão – será que estão cobrando as taxas corretamente?

Débito ou crédito? Essa é pergunta que todos os dias é feita no momento da compra. Mas nem tudo está resolvido quando a transação é aprovada e o cliente retira o cartão da máquina.
Depois da venda, a empresa precisa verificar se todos os valores vendidos foram creditados em conta, descontadas apenas as taxas realmente acordadas com as empresas. Essa verificação é a chamada conciliação das vendas no cartão, um trabalho fundamental, mas para o qual muitos varejistas não realizam ou não sabem por onde começar.
Estima-se que 6% da receita mensal do varejo pode ser perdida por equívocos e falhas nos sistemas das empresas de cartões, isso além dos valores cobrados por equipamentos de forma errada e fora dos valores negociados.
Isso significa que, em um ano, milhares de empresas perdem em torno de R$ 12,8 bilhões. E o principal erro é justamente não conciliar.
Devido as diversas campanhas no mercado das empresas de cartão como Rede que não cobra antecipação, Safra Pay que não tarifa as transações de crédito e as empresas do mercado com Cielo, Bin, Pag Seguro e bandeiras como Alelo, Ticket, Sodex, por exemplo, que pagam totalmente diferente das outras bandeiras os erros acabam acontecendo devido à complexidade do processamento.
Hoje mais de 82% dos varejistas encontram divergências em taxas administrativas quando iniciam um processo de conciliação. É muito dinheiro desperdiçado. E os problemas não se resumem à cobrança diferente daquelas acordadas.
Taxas negociadas e não revisadas 
Em muitos casos, essas taxas foram definidas há tanto tempo, que o empresa (por desorganização) sequer se lembra do percentual exato descontado a cada transação ou confunde a taxa cobrada. Em outras palavras, trabalha com uma estimativa e, na prática, tem um valor maior descontado, sem que isso seja um erro.
Também casos em que a loja contratou, lá atrás,  a antecipação de recebíveis e jamais o cancelou. Com isso, continua pagando mesmo não precisando mais receber antes do prazo.
Facilidade de encontrar divergências 
É mais fácil identificar divergências e descobrir situações como cancelamentos não informados e até fraudes.
Conciliador combate as vendas perdidas com cartões rapidamente
O sistema de conciliação há um razoável índice de reincidência nas divergências de taxa, podendo ocorrer ao menos uma vez a cada três meses. Em 99% dos casos de problemas identificados, a adquirente reconhece o erro
Benefícios vão além do controle de riscos
Mais do que conferir se os pagamentos estão sendo feitos corretamente, a conciliação automatizada permite uma verdadeira gestão financeira das vendas por meio de cartões, uma vez que os relatórios gerados possibilitam que a empresa analise melhor o perfil das vendas pagas em cartão de débito e crédito.
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