Voltar para novidades 23/jun/2021

Equipamento Android para Ponto de Venda vale a pena?

Equipamento Android para Ponto de Venda vale a pena?

Quando iniciamos uma busca por equipamentos para automação comercial é comum termos em mente o dilema entre àqueles com sistema operacional Android ou Windows. Mas com tomar essa decisão? Quais as principais vantagens e desvantagens de cada opção?

Para responder essas perguntas, iremos fazer um breve comparativo levando em consideração 3 fatores que julgamos de maior peso no momento da decisão: Preço, Infraestrutura necessária e Facilidade no uso.

 

Preço

Ao analisar o fator preço, percebemos que no mercado Windows, existe uma grande oferta de equipamentos, até pela maturidade e penetração não somente no mercado de automação comercial. Por exemplo, ao montar um kit básico através de sites com CPU + Mousse + Teclado + Monitor + Impressora, chegamos a um investimento aproximado de R$ 2.106,00. Esse kit garantiria uma performance média no ponto de venda.

Ao analisarmos a mesma variável aplicada ao universo Android, encontramos diversas opções de equipamentos com investimentos inferiores ao anterior e com performance similiar ou superior. Alguns exemplos de equipamentos abaixo dessa faixa de preço são o M8 (foto abaixo) e M10 da Elgin, o GTouch e o Gbot da Gertec e o T2 Mini da Summni. Além desses equipamentos, também temos as Smart POS, que podem ser adquiridas no mercado por valores a partir de R$ 800,00 e contemplam quase todas as funcionalidades desses terminais.

Dessa forma, no quesito preço, certamente os equipamentos Android’s se tornam boas opções por garantirem um desempenho bom e apresentarem custos menores. Além disso, com o uso crescente dos terminais Android é de se esperar que esses preços sigam em tendência de queda, aumento cada vez mais a penetração de mercado.

 

Infraestrutura necessária

Em segundo lugar, temos a Infraestrutura necessária para operação de um estabelecimento comercial. Hoje, para operar em ambiente Windows, o cliente precisará de incontáveis cabos espalhados pelo seu ambiente e, caso queira compartilhar informação entre terminais, também precisará de um servidor. O custo operacional dessa estrutura tende a ser muito elevado e o espaço que será utilizado se mostra inviável para diversos tipos de negócios.

Optando por dispositivos Androids na operação, você pode ter equipamentos compactos e de alta performance, que ocupam menos espaço e são verdadeiramente multifuncionais. Você também pode aproveitar por exemplo a sinergia entre terminais de vendas Androids, celulares e Tablets, conectando todos eles na mesma operação. Além disso, não são necessários teclados, mouses e fios para realizar esta conexão, o que otimiza a utilização de espaço.

Com equipamentos compactados e com um design arrojado, os Androids podem ainda dar uma aparência muito mais moderna ao ponto de venda. Diminuir a quantidade de fios e peças – como se comunicam as CPUS – possibilita diminuir também riscos operacionais e os custos de manutenção.

Dessa forma, podemos notar que ao optarmos pelo universo Android, a variedade de segmentos que podem ser facilmente atendidos se mostra maior em relação aos devices com Windows. Cabe ressaltar que o processo de implantação de devices Androids tende a ser mais simples e rápido, podendo ser feito de forma remota.

 

 

 

Facilidade no uso

 

O último ponto aqui debatido refere-se à facilidade no uso dos dois tipos de dispositivos. É notório que, após o advento das telas Touch Screen, o comportamento dos usuários frente aos equipamentos mudou. Hoje é inviável pensar em um celular que não seja Touch Screen e essa tendência não fica restrita apenas aos celulares. É possível encontrar telas interativas em centrais multimídias de carros, em eletrodomésticos e em várias outras aplicações. No ponto de venda, entendemos que também não será diferente.

Para alguns setores em específico, este tipo de operação pode não fazer muito sentido em um primeiro momento, porém para maior parte de estabelecimentos de varejo e food service, isso já é uma realidade a muito tempo. Dentre as principais vantagens que podem ser citadas, destaca-se a mobilidade e agilidade gerada por operações que rodam no universo Android. Os sistemas mais leves e intuitivos diminuem o tempo de treinamento e aumentam o controle total da operação.

Quando pensamos em sistemas Windows, a complexidade de telas e comandos podem dificultar a vida do usuário e tirar agilidade da operação como um todo. Cabe ressaltar ainda que os treinamentos exigidos para utilização destas ferramentas tendem a ser custosos e demorados, resultando em uma utilização inadequada na maior parte das vezes.

Sendo assim, entendemos que a facilidade de uso nos dispositivos Android coloca essa modelo de automação em vantagem. Sistemas mais leves, simplificados e intuitivos se mostram cada vez mais competitivos no mercado como um todo.

 

Conclusão

Analisando o cenário exposto, é perceptível que existe uma maior diversidade de equipamentos e possibilidades quando pensamos em automação comercial por meio de dispositivos Android, com um crescimento acelerado esperado para os próximos anos. Além disso, o custo elevado em infraestrutura e equipamentos Windows e a falta de mobilidade desses devices, tornam as soluções Android a saída estratégica mais adequada para as empresas que desejam ser competitivas no mercado.

Equipamentos mais versáteis com sistemas modulares tem se destacado nas buscas por automação nos dias de hoje. É cada vez mais perceptível a busca por soluções integradas e ágeis, como as denominadas all in one. Se a sua empresa ainda não está pronta para se adaptar a essa mudança, talvez seja a hora de rever suas estratégias.

Nós da Patrizi Tecnologia, estamos acompanhando de perto essa movimentação e fazemos parte dessa mudança de paradigma. Queremos levar você e a sua empresa ao topo, aproveitando esse crescimento.