Voltar para novidades 07/jan/2021

Dicas para inauguração de sua loja

É indispensável que nessa preparação estejam estudos de mercado, pesquisas, abastecimento de estoque, contratar fornecedores e definir seu mix de produtos.

Esse é um caminho longo, realizado em muitas etapas, apesar de longo o planejamento é apenas uma das etapas, também é preciso ficar atento a algumas outras ações, que farão loja ser conhecida do público: as estratégias de marketing.

Ou seja, estão bastante ligadas ao sucesso do novo negócio, não apenas no início, mas em toda sua jornada como empreendedor.

Para ajudar você neste quesito tão essencial que é a inauguração da sua loja, reunimos algumas dicas de marketing que devem ser organizadas antes dela de fato acontecer.

Identidade visual é indispensável para que você possa criar uma marca que seja lembrada pelo cliente, ela também é o primeiro passo para a padronização do seu espaço, e deverá estar alinhada com a essência da empresa.

Após a criação da identidade é importante que ela seja aplicada no ponto de vendas de maneira atrativa e assertiva.

É a identidade visual que te ajudará a definir as cores que deverão predominar no ambiente da sua loja, e também como ele será decorado para transmitir a essência da marca.

Ela também te auxilia a criar um ambiente mais harmonioso e a dar uma cara única à sua loja, facilitando para que o cliente a identifique e diferencie.

Muitas lojas criam, inclusive, uma identidade olfativa e uma playlist própria pensando no público que deseja atingir, a fim de humanizar ainda mais a marca e o ponto de vendas.

Faça anúncios para o lançamento do negócio, assim como a identidade visual, as divulgações de lançamento também devem ser planejadas e produzidas antes de uma inauguração de loja.

Com antecedência, avalie como você vai comunicar a abertura do negócio – por exemplo, podem ser confeccionados folders, faixas, banners ou outros anúncios.

O ideal é contratar uma agência de comunicação para produzir estes materiais de forma mais profissional, já padronizando-os de acordo com a identidade visual.

Além dos materiais físicos, é indispensável investir nas redes sociais — de forma geral, antes de criar anúncios pagos nas redes sociais é importante você criar estratégias de divulgação e engajamento orgânico nas redes sociais.

Em questão dos anúncios pagos, as redes sociais no geral possuem um custo produção e veiculação mais baixo que outras formas de divulgação e possibilitam uma melhor segmentação de público: você pode mostrar o seu anúncio apenas para os públicos que tem mais a ver com a sua loja — por exemplo, mulheres, de 20 a 40 anos, que residam em determinada cidade.

Não se esqueça de nenhum detalhe, pense se servirá quitutes, qual será o limite de pessoas, se terá alguma ação especial de desconto.

Mais importante na hora de planejar o evento de inauguração da loja é que ele deve estar alinhado com a essência da sua empresa e o seu público-alvo.

Caso tenha o intuito de fazer uma promoção no lançamento, escolha produtos que acredita que terão uma boa aceitação no mercado e aplique um desconto atrativo sobre eles.

Claro que você deve aplicar esses descontos com base no planejamento do seu negócio, pois uma promoção não pode afetar, desde o início, o lucro e funcionamento do negócio.

Além disso, não se esqueça de divulgar esta ação: assim como fará com o evento de abertura, informe sobre as promoções em todos os materiais e canais de divulgação – panfletos, banners e redes sociais.

Portanto, receba e atenda seus clientes com entusiasmo e cortesia, buscando entender um pouco mais sobre o que gostam, os produtos que procuram, que tipo de eventos e promoções gostariam de participar, etc.

Para que uma empresa siga conquistando clientes em um mercado tão competitivo, é necessário investir em criar um relacionamento constantemente com seus clientes.

Assim você poderá criar uma rede de contatos com os clientes por meio de pesquisas rápidas no estabelecimento, com mensagens via WhatsApp, SMS, envio de e-mails e até mesmo com formulários feitos do crediário ou vinculados a alguma promoção.

Com estes dados, você pode criar ações personalizadas a um grupo específico de clientes e as distribuir ao longo do ano, ou ainda aproveitar as datas sazonais e festivas, como Natal, Dia dos Mães e Dia dos Namorados para mais contatos e promoções.

Para fazer promoções ou outras ações de divulgação, por exemplo, é preciso estar com toda a parte financeira e operacional funcionando de maneira eficiente.

Dessa forma, controlar estoque, organizar a reposição de mercadorias, saber datas e valores sobre vendas (e compras) à prazo, manter atualizado o cadastro de clientes, ter agilidade no atendimento também está ligado ao marketing.