Voltar para novidades 05/jun/2023

Dia dos Namorados: quais benefícios oferecer para aumentar as vendas no varejo

O Dia dos Namorados é a próxima data sazonal importante que movimenta o varejo, impulsionando vários setores da economia e trazendo novas oportunidades de vendas para empresas de todos os tamanhos, mas em especial para as pequenas e microempresas.

Na pesquisa realizada com 1981 pessoas pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS) e Sebrae/MS, aponta que as movimentações chegam em até R$ 209,2 milhões com presentes, com tíquete médio de R$ 234,17, e R$ 161,6 milhões com as comemorações, com gasto médio de R$ 19,48 – representando quem pretende ir a restaurantes, bares ou lanchonetes.

Um dos principais objetivos é focar em campanhas nas redes sociais que incentivem as vendas e aumentem o lucro, atraindo cada vez mais consumidores. Isso pode ser feito através de informações claras e uma boa comunicação, criando engajamento através de postagens que os consumidores se identifiquem e sintam a necessidade de obter o produto. Ações promocionais para a data também são uma boa ideia, bem como montar kits – flores e chocolates ou produtos que possam ser compartilhados pelo casal, por exemplo.

Além disso, é sempre bom oferecer diversidade nos meios de pagamento, através das carteiras digitais, Pix, pagamentos por aproximação e QR Code. Se o seu negócio ainda não oferece diferentes meios de pagamento, é o momento ideal para colocar em prática e oferecer uma maior diversidade. Também, a disponibilidade de cupons de desconto e promoções que ajudem a aumentar o capital de giro e que ofereçam mais opções para os consumidores é um ótimo caminho.

A pesquisa da Fecomércio aponta que 68,26% dos consumidores irão pagar à vista e, por isso, esperam por desconto. 30,65% irão parcelar as compras e 8,54% irão decidir através do bom atendimento.

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