Voltar para novidades 20/jun/2023

Copom pode sinalizar queda de juros à frente

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deve manter taxa básica de juros, segundo a projeção da equipe econômica do C6 Bank. A expectativa é que a taxa Selic fique estável em 13,75% ao ano.

A informação consta na nota divulgada pela equipe liderada pelo economista-chefe Felipe Salles nesta sexta-feira (16). Leia, abaixo, a nota completa preparada pela equipe econômica do C6 Bank:

Nota Pré-Copom: Copom pode sinalizar queda de juros à frente

O Banco Central decidirá a taxa de juros na próxima quarta-feira (21/6). Esperamos taxa Selic estável em 13,75% ao ano. Em relação à comunicação, o Comitê deve afirmar que vê como adequada a manutenção da taxa de juros no patamar corrente neste momento e dar alguma sinalização de que vê espaço para um início de ciclo de corte de juros nas próximas reuniões.

Na última reunião, em maio, o Comitê manteve a taxa Selic em 13,75% e afirmou que “segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação”.

Desde a última reunião, ocorreram os seguintes desdobramentos que afetam o cenário prospectivo para a inflação: (i) a projeção de IPCA do Focus passou de 6,2% para 5,4% em 2023, de 4,2% para 4% em 2024 e de 4% para 3,9% em 2025; (ii) a taxa de câmbio passou de R$5,05 para perto de R$ 4,85; (iii) a projeção de taxa de juros do Focus permaneceu em 12,5% para 2023 e em 10% para 2024. As mudanças mencionadas acima devem levar a uma melhora no cenário prospectivo do Banco Central.

A comunicação recente do Banco Central sinaliza que, por ora, a manutenção da taxa de juros atual de 13,75% é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante de política monetária. No entanto, o alongamento do horizonte relevante deve abrir espaço no modelo do Banco Central para cortes de juros a partir do segundo semestre. De acordo com a ata da última reunião, no cenário alternativo com juros estáveis ao longo de todo o horizonte relevante, a projeção para a inflação é de 2,9% para 2024, ligeiramente abaixo do centro da meta. Com a melhora recente do cenário prospectivo para a inflação, acreditamos que este número pode ir para algo próximo de 2,7%. Projetamos, por ora, Selic em 12,5% ao final de 2023, com cortes de juros se iniciando em setembro, mas reconhecemos que aumentou a chance de o ciclo começar já em agosto.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.

Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.

Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:

(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;

(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.

Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.

O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.

Esse texto apareceu primeiro em: https://blog.c6bank.com.br/copom-pode-sinalizar-queda-de-juros-a-frente