Voltar para novidades 10/set/2018

Controle de vendas com cartões: como melhorar este processo?

As vendas com cartões de crédito e débito são importantes alavancas para o crescimento do comércio varejista. De acordo com a Abecs, no primeiro trimestre de 2018 as vendas no débito cresceram 13,6% e no crédito o aumento foi de 14,6%. Os cartões pré-pagos somaram 63% de crescimento no mesmo período.
Confira, neste post, algumas dicas para melhorar seu controle sobre as vendas com cartões!
Automatize os processos
A automação de processos é uma boa medida para evitar falhas humanas na hora de fazer o controle de vendas com cartões. Já imaginou juntar todos os comprovantes de vendas e somá-los na calculadora?
O uso de softwares de gestão empresarial, os famosos ERPs, é um bom começo. Por meio deles você integra todos os setores da sua empresa e facilita o trânsito de informações entre vendas e financeiro, reduzindo as chances de falhas humanas no controle de vendas com cartões.
Um exemplo prático é a consolidação das informações em relatórios gerenciais que permitem quantificar as vendas, as comissões, as taxas pagas aos adquirentes, entre outros custos das suas transações.
Implemente o TEF
Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é uma forma ágil e segura de concretizar suas vendas, pois conecta a tecnologia do seu estabelecimento à central das operadoras de cartões.
Como essa conexão é segura, é improvável que aconteçam fraudes em suas transações com cartões de crédito e débito, aumentando a confiabilidade do seu controle de vendas com cartões.
Além disso, o TEF gera relatórios que listam todas as vendas realizadas, permitindo um controle diário sobre as transações realizadas com cartões de crédito e débito no seu estabelecimento comercial.
Confira o fluxo de caixa diariamente
O fluxo de caixa é uma importante ferramenta de gestão financeira, pois reflete todas as entradas e saídas de dinheiro da sua organização. Ao mantê-lo atualizado diariamente, fica mais fácil perceber qualquer dissonância no controle de vendas com cartões e verificar a falha.
Um bom sistema de fluxo de caixa pode agilizar toda a sua operação, portanto, considere trocar controles manuais e planilhas por sistemas informatizados e capazes de serem integrados a outras soluções, como softwares de conciliação de cartões.
Invista na conciliação de cartões
Nossa última dica para melhorar o processo de controle de vendas com cartões é investir em um software de conciliação de cartões, como o Concil Card da Patrizi Tecnologia.
Essa tecnologia permite concentrar todo o seu fluxo de vendas com cartões de débito e crédito num único lugar, facilitando a consolidação dos dados e verificação do previsto x realizado.
Também é possível identificar chargebacks e atuar de forma proativa para evitar prejuízos financeiros, além de possibilitar a integração com suas contas bancárias para um acompanhamento mais detalhado de todas as suas movimentações financeiras.
Que tal saber mais sobre conciliação de cartões? Conheça o Concil Card da Patrizi Tecnologia e tudo o que ele pode oferecer de facilidades à sua empresa!