Se você já teve a oportunidade de visitar um estabelecimento com torneiras de chope self service provavelmente ficou curioso para saber como realmente funciona esse sistema. Para o cliente é muito simples: basta aproximar o cartão ou fazer a leitura do QR Code para liberar a torneira e servir a quantidade de chope desejada! Já para o dono de bar as funções do sistema vão para muito além do serviço de chope: emissão de relatórios, acompanhamento do consumo, redução de desperdício, controle de estoque, etc.

Neste texto iremos explicar os componentes do sistema de autosserviço de chope e seu funcionamento, evidenciando as vantagens que ele apresenta na perspectiva do dono do estabelecimento!

Como funciona?

O sistema de autosserviço é composto por uma série de componentes que possibilitam que o cliente final se sirva na quantidade desejada e com precisão na medida. Existem diversos sistemas de autosserviço de chope disponíveis no mercado, e a principal diferença entre eles é a qualidade dos componentes, assistência/suporte e estabilidade do software.

Dentre todos os componentes do sistema, apenas alguns são visíveis para o cliente final: a torneira e a tela do módulo de controle. Mas até chegar nesses componentes, o chope sai de uma câmara fria, atravessa uma linha de chope, é medido no módulo de controle interno – através de um sensor de aferição -, cruza o sistema de poupa chope (para redução de desperdícios) e finalmente é despejado no copo do cliente após a aproximação do cartão no leitor RFID ou NFC da tela.

A torneira do sistema de chope self service é a mesma utilizada na extração de chope no modelo tradicional. Acima da torneira é posicionado o módulo de controle externo, fazendo a interface com o cliente com informações sobre o chope que está engatado na linha e a quantidade de mls despejadas durante o autosserviço do chope.

É na parte de dentro da câmara fria que se localiza o módulo de controle interno – inclusive a câmara fria é o tipo de sistema de refrigeramento mais indicado para a extração de chope no modelo do autosserviço.  O módulo de controle interno é a parte do sistema responsável por medir a quantidade de chope servido, através de um sensor de aferição, enquanto o fluxo é controlado por uma válvula acionada pela aproximação do cartão.

Um leitor RFID ou NFC disposto no módulo externo detecta a aproximação do cartão de consumo, liberando a torneira.

O cartão é uma espécie de comanda do estabelecimento, estando atribuído a um cliente específico. Na entrada de um estabelecimento com autosserviço de chope o cliente do bar  deixa suas informações como Nome, Telefone e CPF para abrir uma comanda. A partir daí o bar pode optar por oferecer o serviço pré-pago ou pós-pago: no pré-pago o cliente deverá  recarregar seu cartão e consumir até o limite de créditos, enquanto no pós-pago os clientes consomem livremente e acertam as despesas na saída.

 

Vantagens do autosserviço para o bar

Com a liberdade de se servir da forma que bem desejar, os clientes do bar têm uma experiência muito mais marcante e interativa. A liberdade de experimentar cada chope e não correr o risco de pagar por uma bebida que não agrada é revolucionária. Mas e pro bar? Vamos por partes.

Gestão facilitada

Acompanhe o bar de qualquer lugar. Todas as informações da operação são atualizadas em tempo real e ficam armazenadas em nuvem, portanto o dono de bar pode acompanhar a operação de onde estiver.

Redução de desperdício

Além da perda com provinhas e o risco de consumos indevidos, as sangrias do sistema tradicional não ficam computadas e por isso é impossível calcular precisamente quanto chope é desperdiçado. Com o sistema de autosserviço tudo fica devidamente computado. As torneiras automatizadas da myTapp, empresa líder no segmento, são equipadas ainda com um “poupa-chope”, uma espécie de contentor de chope e gás da linha para reduzir ao máximo o desperdício.

Economia com mão de obra

Os modelos de negócio com autosserviço de chope geralmente são comandados por uma equipe mais enxuta que no modelo tradicional. A importância do bom atendimento nunca deve ser deixada de lado, por isso recomenda-se que o bar sempre tenha alguém de plantão para acompanhar o autosserviço e tirar possíveis dúvidas e oferecer sugestões para os clientes.

Modelo de negócio escalável

Esqueça os problemas com superlotação! O modelo do autosserviço comporta públicos de todos os tamanhos, reduzindo filas e agilizando o atendimento. Não limite o crescimento do seu bar e continue oferecendo uma experiência positiva mesmo em dias de movimento além da capacidade.

Decisões baseadas em dados

As informações de consumo, horários de pico, do público e todas as movimentações do bar, desde clientela até funcionários, são fundamentais para uma tomada de decisão assertiva e de acordo com os objetivos do estabelecimento. Dono de bar com autosserviço de chope pode extrair uma série de informações do sistema para atrair novos públicos e fidelizar clientes.

 

Como ter um bar com autosserviço?

O autosserviço de chope ainda é novidade pra muita gente. A myTapp, primeira empresa de chope self service do Brasil surgiu em 2015 e desde então está cada vez mais fácil e acessível ter um bar inovador e diferenciado com autosserviço de chope. Os valores para contratação de sistemas de autosserviço de chope variam de acordo com a quantidade de torneiras e funcionalidades do sistema de gestão em cada plano.

Antes de qualquer decisão é fundamental se planejar: fazer uma planilha financeira, ter uma projeção de investimentos, pesquisar as leis para abrir um bar e obrigatoriedades fiscais de um estabelecimento comercial, são os primeiros passos para quem está na trilha de abrir um bar. O sistema de autosserviço de chope é um investimento relativamente baixo se comparado a mão de obra que ele substitui, além da diminuição de gastos com desperdício e controle de estoque.

Para facilitar ainda mais a gestão do bar a Patrizi integrou com o sistema de autosserviço myTapp! A integração do sistema PDVERP com as funções operacionais myTapp permite que os cadastros sejam feitos em ambos os sistemas simultaneamente, preservando as informações da sua operação em todas as plataformas de gestão do seu bar.

Olha que bacana isso na pratica